Comunidade

Porque estamos inseridos numa comunidade, porque acreditamos o trabalho de apoio à família tem que ser contextualizado e porque na área social os desafios são do coletivo (e é apenas através dele que podemos encontrar respostas), a Horas de Sonho não se limita a prestar serviços e está amplamente inserida nas dinâmicas comunitárias locais desse local mágico chamado Carnide!
LOGO_WEB_Trokaki
Sabia que Carnide já tem uma LOJA DE TROCAS localizada na Horta Nova? Junte-se à TROKAKI!
Esta loja tem por base um sistema de troca em que todos os envolvidos são beneficiados.
Qualquer pessoa está em posição de doar (bens, serviços ou apoio na gestão da loja) e de usufruir do que nela for depositado, numa lógica de partilha, de estímulo à poupança, reutilização de bens e promoção de hábitos de consumo responsável.
Quer doar roupas que já não lhe servem e em troca receber uma massagem ou unhas de gel?
Faz-lhe falta uns ténis para a criança? Em troca pode ajudar-nos a catalogar os materiais recebidos.
A LOJA DAS TROCAS É PARA TODOS. PARTICIPE NA PRÓXIMA REUNIÃO E AJUDE-NOS A CONSTRUIR ESTA LOJA!
A loja foi pensada e é gerida e operacionalizada por um grupo de residentes e organizações locais (Horas de Sonho, Junta de Freguesia Carnide, Ass. Pais Horta Nova, Ass. Mãos no Mundo e Grupo de Ação Comunitária). 

Continuamos à espera de mais clientes e já sabe… trokaki 🙂

mais informações: facebook – loja trokaki e mail trokaki.loja@gmail.com

164906_253285991484507_1044282218_n67524_253310318148741_1394924240_n 417952_253289244817515_444308735_n 2012-12-09 15.18.40

DSCN8109

Apoio à empregabilidade
Durante alguns anos, a Horas de sonho desenvolveu 5 GEPE – Grupos de Entreajuda para a Procura de Emprego, na Ameixoeira, Boavista, Charneca, Furnas e Padre Cruz, em parceria com a DIASL Norte da SCML, o IPAV – Instituto P. António Vieira e a Junta  de Freguesia de S. Domingos de Benfica.

Os GEPE são grupos de pessoas desempregadas que se encontram regularmente para reunir esforços na procura activa de emprego. Os Grupos integram Dinamizadores que orientam o grupo para se focar na procura activa de emprego para os seus membros, tendo cada um deles a função de apoiar os restantes.

Na sequência desta experiência, e após constatação da existência de insuficientes serviços socais de apoio à empregabilidade, foi realizada uma candidatura ao Program BIP/ZIP (CML) e, em 2015, deu-se início a um projeto de criação de uma rede de empregabilidade em Carnide. Reunido um grupo de parceiros locais interessados no tema, constituiu-se o GEC – grupo de empregabilidade de Carnide.

Este grupo de parceiros desenvolve atividades conjuntas com vista a aumentar o acesso da população local a oportunidades de emprego, tais como; formação, parcerias com empresas para recrutamento, feira do emprego de Carnide, etc.

Projeto Pulsar

Na sequência do projeto “Horta Nova com padrinhos”, promovido pela Junta de Freguesia Carnide em colaboração com diversos parceiros locais (ao abrigo do programa BIP/ZIP), a Horas de Sonho apadrinhou dois lotes/prédios no bairro da Horta Nova, tendo mobilizado os respetivos moradores para a realização de obras de melhoria nos prédios em que vivem, nomeadamente a sua pintura exterior. Esta mobilização foi bem sucedida, tanto que o projeto continua, agora denominado “Pulsar” e a Horas de Sonho apadrinha de momento 5 lotes.

Magusto Comunitário 2011

No âmbito do projeto “Horta Nova com padrinhos”, promovido pela Junta de Freguesia Carnide em colaboração com diversos parceiros locais (ao abrigo do programa BIP/ZIP), a Horas de Sonho apadrinhou dois lotes no bairro da Horta Nova, tendo mobilizado os respetivos moradores para a realização de obras de melhoria nos prédios em que vivem, nomeadamente a sua pintura exterior. Esta mobilização foi bem sucedida, tanto que os moradores continuarão este ano a participar numa nova edição do projeto.

Em 2011 o ponto alto desta iniciativa foi o Magusto Comunitário, uma comemoração que contou com o apoio de diversos voluntários da comunidade e a participação de várias instituições locais.

Após um divertido e instrutivo peddy-paper pelo bairro, onde foi possível conhecer a fundo algumas instituições e comércio local, a comunidade reuniu-se para comer castanhas e dançar Zumba (cortesia da Spin) numa tarde inesquecível!

Não podemos esquecer o precioso apoio de cafés e supermercados locais, que gentilmente cederam castanhas, sumos e bolos para adoçar a boca dos participantes.

Há quem diga que para o ano quer mais! A ver vamos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s